quinta-feira, 14 de abril de 2011

“De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra.” (Salmo 119:9)

O mundo de hoje não é um lugar muito seguro de viver, não é mesmo? Observamos que esta nova geração é uma geração que não tem se preocupado em “guardar puro o seu caminho”. Por que? Porque estão se distanciando de Deus, da sua Palavra.  As pessoas têm perdido o referencial daquilo que é certo e errado, por isso têm criado suas próprias leis e conceitos morais, fora do padrão de Deus.
A Bíblia nos ensina que “de todas as coisas que se deve guardar, devemos guardar o nosso coração, pois dele procede todas as saídas da vida”. (Pv 4:23) Ou seja, do que enchemos o nosso coração, é disso que ele irá transbordar, se enchermos o coração de ódio, transbordaremos ódio, se enchermos de violência, transbordaremos violência, se enchermos o coração de pornografia e sensualidade é isso que iremos transbordar. No entanto devemos fazer o que diz as escrituras: “...enchei-vos do Espírito Santo”(Ef 5:18b).
   

Conclusão:
Para guardarmos puro nosso caminho é preciso observar e colocar em prática a Palavra de Deus. Encha-se da Palavra, transborde a Palavra de Deus em sua vida.
Só assim teremos sucesso!

  



Versículos relacionados:
“Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas.” (Provérbios 1:10)
“Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento;” (Provérbios 4:1)
“Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida.” (Provérbios 4:10)





  

Boa semana.
Deus te abençoe.

A lei do AMOR - 12 Abr
“O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 22:39)

Jesus, interrogado pelos fariseus acerca de qual seria o maior mandamento da Lei responde: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.” e acrescenta que o segundo maior mandamento é: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.
O que nos chama a atenção é que a lei de Deus não é baseada em proibições, mas sim no AMOR. A verdadeira LEI do AMOR.
O amor não é simplesmente um sentimento e sim uma ação pura com o propósito de beneficiar a outrem. Ou seja, o amor é atitude. Algumas pessoas dizem amar as outras porém suas palavras não condizem com as atitudes praticadas, por isso este amor não é verdadeiro.
Deus (Pai) provou seu amor pela humanidade dando o seu Filho unigênito(Jo 3:16){quem ama dá o que tem de mais precioso}.
O Filho (Jesus) provou seu amor pela humanidade morrendo na cruz para nos salvar da condenação da morte {quem ama doa-se}.
O Espírito Santo prova seu amor por nós, nos conduzindo a Cristo e sobretudo habitando em nossas vidas (1Co 3:16). {quem ama tolera as fraquezas do amado}

   

Conclusão:
Pratique o AMOR. Ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.
Ame! Ame! E Ame!!! O amor provém de Deus!!!!

  



Versículos relacionados:
“O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.” (Romanos 13:10)
“Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Gálatas 5:14)


o; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.” (Romanos 13:10)
“Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Gálatas 5:14)


O tempo e o Juízo - 13 Abr

"Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o juízo." (Eclesiastes 8:5)

O mandamento é a Palavra de Deus, e aquele que o guarda, não experimentará nenhum mal.
A palavra nos ensina ainda que o coração do sábio discernirá o "tempo e o juízo". O "tempo e o juízo" significam o momento do Grande Julgamento da humanidade (Juízo Final). Hoje em dia algumas pessoas não acreditam que isto irá um dia acontecer, porém, podemos afirmar que tão certo quanto 2+2 são 4, o Juízo Final acontecerá. 
   


Conclusão:
Para aquele que "guardar o mandamento" não experimentará nenhum mal. Quem guarda o mandamento é sábio e consegue ver que o tempo do Juízo está próximo. 
  



Versículos relacionados:
"Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. " (Mt 4:17)
"E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho." (Mc 1:15) 


As misericórdias do SENHOR - 14 Abr

 “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;” (Lamentações 3:22)

Para entendermos o que significa a palavra “misericórdia”, gostaria de explicar antes o significado da palavra “graça”.
GRAÇA significa: Favor imerecido recebido de Deus, ou seja, graça é quando Deus nos dá algo que nós não merecemos, por exemplo a salvação, pois não merecemos e ainda assim ele nos dá por intermédio de Cristo Jesus nosso Senhor. Recebemos algo bom sem merecermos (graça).
A palavra MISERICÓRDIA tem um significado diferente: misericórdia é quando não recebemos aquilo que merecemos, por exemplo a condenação e a paga de cada um de nossos pecados. Sim, misericórdia é quando não é dado a retribuição do mal que fazemos, por exemplo: Aquela mulher que foi apanhada no ato de adultério pelos fariseus (João cap.8) e foi levada diante de Jesus para ser apedrejada, segundo a lei ela deveria ser apedrejada, por isso, para colocarem Jesus à prova perguntaram o que deveriam fazer, e Jesus respondeu: “Aquele que não tem pecado atire a primeira pedra”, todos foram embora pois não há ninguém sem pecado. Entretanto, a maior lição na história desta mulher é o fato de Jesus ter usado de misericórdia para com ela, pois, segundo a lei, ela merecia e deveria ser apedrejada, porém Jesus ensina uma grande lição, a misericórdia, Ele não deu o que ela merecia.
   

Conclusão:
As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, pois se Deus fosse nos punir por todos os nossos pecados, há muito já teríamos sidos “consumidos”.
Reconheça a misericórdia de Deus e seja também misericordioso. Use de misericórdia com alguém no dia de hoje.
“Bem aventurado os misericordiosos, pois alcançarão misericórdia” (Mt 5:7)

  



Versículos relacionados:
Ele, porém, que é misericordioso, perdoa a iniqüidade e não destrói; antes, muitas vezes desvia a sua ira e não dá largas a toda a sua indignação.” (Salmos 78:38)
“Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.” (Oséias 6:6)