segunda-feira, 4 de abril de 2011

Jesus Nosso Intercessor Legal. Espírito Santo Nosso Intercessor Existencial


Em Is.59.16 Deus encontra em Jesus o que precisava. Não encontrando nenhum intercessor humano devidamente qualificado, o Verbo se fez carne, Jesus o homem que se colocou nas mãos do Pai, para cumprir a justiça humana. Sendo perfeito homem e perfeito Deus, Ele estava em constante comunicação com o Pai.
No Getsêmani (Lc.22.39-46), o Intercessor dos intercessores sofreu dores de parto, até verter o seu sangue, porque ali Ele gerou, através de sua intercessão, aquilo que ainda não existia: a sua Igreja, o seu corpo e a sua noiva. E hoje, Jesus continua sendo o nosso intercessor (Heb.7.25). Ele intercede pelas pessoas, pelas famílias, pelas cidades e pelas nações.
Jesus é o intercessor sem tréguas, por nós, na presença do Pai (Heb.2.17-18, Is.53.12, Heb.4.15-16, IJo.2.1). Ele advoga a nossa causa e intercede pela Igreja, para que ela alcance o seu propósito na terra.
Espírito Santo Nosso Intercessor Existencial
Orar é um tremendo privilégio e uma tremenda responsabilidade. Nesta importante tarefa o Espírito Santo nos auxilia de duas formas: Ele nos ajuda quando oramos e ora por nós.
A palavra nos fala para orarmos no Espírito (Jd.20, Ef.6.18). É tremendo orar em línguas ( 1Cor.13.1), mas orar no Espírito é muito mais do que isso. Também significa orar no Reino do Espírito Santo e no Seu poder. Este é um dos principais motivos pelos quais viver em comunhão com o Espírito Santo é tão importante. Isso permite que experimentemos de Seu poder e presença quando oramos. Mas, Ele não somente torna Seu poder disponível para nós quando oramos, Ele também ora por nós!
"O Espírito Santo nos assiste...".
A palavra assiste, retrata alguém vindo em auxílio de outra pessoa para ajudar a carregar um peso. Isso é maravilhoso. As coisas que nos levam a orar, a interceder são pesadas demais para suportarmos sozinhos, então o Espírito Santo nos ajuda a carregar esse peso de intercessão.
Geralmente essas coisas são complexas demais para serem expressas em simples palavras; por isso não sabemos orar como convém, então o Espírito Santo auxilia a nossa fraqueza em relação a nossa vida de oração e particularmente em relação ao saber pelo que orar no momento. O Espírito Santo nos dá direção na oração.
Ele intercede por nós e através de nós, do nosso coração, das nossas emoções, da nossa vida e do nosso corpo.
O Espírito Santo intercede com gemidos inexprimíveis ou suspiros que desnorteiam as palavras.
O Espírito Santo geme no sentido de que a imagem de Deus seja formada em cada um de nós (Rm. 8.22-23, 2Cor.5.2-4), mas também geme para que o desejo de Deus, o gemido e o clamor de Deus pela necessidade do mundo, sejam transmitidos a cada intercessor. O intercessor por sua vez, deve assumir o comando, fazendo com que, pela sua intercessão, o que não existia passe a existir.
Os intercessores que oram com gemidos têm dores de parto e trazem à existência aquilo que ainda não existe no mundo espiritual e no mundo material (Gal.4.19).
É o desejo soberano do Pai sendo compartilhado ao coração do intercessor pelo Espírito Santo, que o levará de volta ao Pai, em nome de Jesus, para que a realidade passe a existir. Os gemidos do Espírito estão sempre de acordo com a vontade de Deus.
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja bem vindo!!!