Páscoa (parte 2) - 21 Abr
“E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento.” (Lucas 22:15)
Continuando a meditação sobre a Páscoa...
Após o povo de Israel sair do Egito e entrar na terra prometida (Canaã), foi incluído um elemento a mais na celebração da páscoa, o cálice de vinho, representando agora as bênçãos da nova terra que Deus deu ao seu povo.
Jesus era Judeu, e como Judeu ele guardou toda a Lei. A festa da páscoa fazia parte dos mandamentos de Deus para o povo, por isso era necessário o próprio Jesus também celebrar a páscoa anualmente. Por isso ele e seus discípulos “comeram a páscoa”.
Conclusão:
Jesus deixou duas ordenanças para sua igreja: o Batismo (Mt 28:19) e a Ceia (Lc 22: 19 e 20).
Na noite em que Jesus foi traído, após comer a páscoa com seus discípulos, Jesus dá uma nova orientação a sua igreja, a Ceia. Ele usa dois elementos que estavam presentes na mesa da páscoa, o pão asmo e o cálice. Sendo assim, a ordenança que ele deu a igreja foi que todas as vezes que nós comecemos o pão e tomássemos o cálice nós estaríamos “anunciando a morte do Senhor até que Ele venha” (1Co 11:26), de forma que a Igreja de Cristo não celebra a Páscoa, mas sim a Ceia do Senhor, que é um “memorial” da morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Versículos relacionados:
“Enquanto comiam, tomou Jesus um pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo.” (Mateus 26:26)
“Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.” (1 Coríntios 5:7)
“Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. (1Co 11:23~25)